Histórico

Consciente da sua responsabilidade social, principalmente na formação de profissionais para as indústrias do setor, a Celulose Riograndense apoia, desde 1979, o Curso Técnico de Celulose e Papel numa parceria com a Secretaria Estadual de Educação, através do Instituto de Educação Gomes Jardim. A empresa disponibiliza suas instalações e recursos técnicos para o desenvolvimento das aulas.

Em 2003, o curso foi desvinculado do Ensino Médio, sendo elevado à categoria ‘profissionalizante’. O requisito de acesso passou a ser a conclusão do 1º ano do ensino médio.

Visando a atualização da matriz curricular e alteração do perfil de egresso, em 2012, o Plano de Curso foi revisado e o requisito de acesso passou a ser ensino médio concluído.

O curso técnico em Celulose e Papel possui um diferencial em seu quadro de profissionais que ministram as disciplinas: os professores são especialistas no processo fabril e estão em constante atualização. Desta forma, os conteúdos são revisados e repassados aos alunos com as principais mudanças referentes aos novos tipos de processos e equipamentos. Toda a tecnologia que o setor incorpora, é transmitida aos alunos.

Desde a sua criação, mais de 800 estudantes foram habilitados em nível profissionalizante e muitos seguem atuando nas Empresas do setor em todo o Brasil. Pela experiência adquirida, muitos alunos seguem na carreira optando pela graduação nas áreas de Engenharia e Química.

Objetivo do Curso

Formar técnicos de nível médio, qualificados e com capacidade de atuar nos processos de produção de celulose e papel, conforme as demandas do segmento industrial, em acordo com o previsto no catálogo nacional de cursos técnicos emitidos pelo MEC para o eixo tecnológico produção industrial e habilitação técnico em celulose e papel.

Instalações

Aulas no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim Aulas no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim
Palestras no Auditório da Celulose Riograndense Palestras no Auditório da Celulose Riograndense
Visitas nas áreas de Produção de Celulose da Celulose Riograndense Visitas nas áreas de Produção de Celulose da Celulose Riograndense
Visitas nas áreas de Produção de Papel da Celulose Riograndense Visitas nas áreas de Produção de Papel da Celulose Riograndense
Aulas demonstrativas nos Laboratórios da Celulose Riograndense Aulas demonstrativas nos Laboratórios da Celulose Riograndense
Aulas no Centro de Treinamento da Celulose Riograndense Aulas no Centro de Treinamento da Celulose Riograndense
Aulas na Sala do OTS (Operation Training System) da Celulose Riograndense Aulas na Sala do OTS (Operation Training System) da Celulose Riograndense

Organização curricular

O curso é noturno e tem duração de dois anos. As aulas são ministradas no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim e no Centro de Treinamento da Celulose Riograndense.

Componentes Curriculares

1ª ETAPA (675 horas)
Matérias Primas I
Matérias Primas II
Produção de Celulose I
Recuperação de Químicos
Tratamento de Águas e Efluentes
Química Analítica Aplicada I
Física Aplicada
Equipamentos e Instalações Industriais
Inglês Técnico
2ª ETAPA (675 horas)
Produção de Papel
Produção de Celulose II
Produção de Químicos
Energia e Energéticos
Química Analítica Aplicada II
Instrumentação Básica
Layout e Fluxogramas
Manutenção Industrial
Gestão de Processos

CARGA HORÁRIA DO CURSO: 1350 horas
CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO: 400 horas
TOTAL: 1750 horas

Ambiente de atuação

O curso Técnico em Celulose e Papel forma um profissional capacitado para trabalhar nas indústrias de Celulose e Papel, atuando na produção de celulose, produção de papel, área de controle de qualidade, tratamento de águas e efluentes e áreas de recuperação e utilidades.
O técnico em celulose e papel tem também como ambiente de atuação os segmentos correlatos, como empresas fornecedoras de insumos, equipamentos para indústria de celulose e papel e indústria química de derivados de celulose.